quarta-feira, 19 de agosto de 2009

All About Mormons

.


Pergunta de Marcondes: Existe alguma citação hitorica da epoca do Novo Testamento que confirme que o batismo pelos mortos era uma pratica? Digo isso pq tal citacao na Biblia nao afirma tal pratica apenas a questiona quem poderia pratica-la.... Tenho estado buscando muito sobre essa igreja mas o batismo por mortos ainda nao consegui evidencias reais? Gostei muito de suas respostas a outras perguntas e gostaria de pedir uma orientacao mais profunda sobre esse assunto.... Obrigado

Resposta de Webmaster de AllAboutMormons.com: Olá Marcondes. Recomendo que leia o versículo com mais cuidado, pois claramente indica que o batismo pelos mortos (o batismo vicário) foi sim uma prática entre os primeiros cristãos. Como comentou Krister Stendahl, uma vez o reitor da faculdade de teologia da Harvard, "Em primeiro Coríntios 15, Paulo fala daqueles que se batizam pelos mortos, considerando o fato consumado que havia pessoas que o faziam, e que ele não se opunha a isso. Agora com os mórmons temos novamente essa prática."


É importante também salientar que outros documentos cristãos indicam que o batismo vicário realmente foi uma prática entre alguns grupos de cristãos primitivos. Por exemplo, Quintus Septimius Florens Tertullianus (150 AD), a pessoa que inventou a palavra "Trindad", acreditava que em 1 Coríntios 15 Paulo se referiu ao batismo vicário (Res., 48c; Adv. Marc., 5.10). Epiphanius, um líder cristão nos primeiros séculos depois da morte dos apóstolos, mencionou que os cerintios, um grupo mais ou menos cristão, praticavam o batismo vicário também. Chrysostom, outro líder do movimento cristão primitivo, mencionou que os marcionitas, um grupo cristão fundado em 144 A.D., acreditavam no batismo vicário também. A International Standard Bible Encyclopedia (a Enciclopédia Internacional da Bíblia) ensina: "Há evidência que a igreja cristã primitiva conhecia tal prática".

Os coptos, cristãos do Egito cujos pais se converteram no primeiro século, têm praticado o batismo vicário desde as épocas antigas. Hoje em dia, algumas igrejas neo-apostólicas na Europa também praticam o batismo pelos mortos.

Interessantemente, os mandaeistas também têm praticado o batismo pelos mortos desde as épocas antigas. O mandaeismo é uma religião antiga que dá mais ênfase aos ensinamentos de João Batista do que aos ensinamentos de Jesus. Este grupo obviamente não é cristão, mas, já que honra tanto João Batista, é capaz que adotou a prática de batismo vicário dele, evidenciando que tal tipo de batismo foi sim uma prática válida na época de Jesus.

Fonte: http://www.allaboutmormons.com/perguntas_respostas_mormons.php

Nenhum comentário: