terça-feira, 7 de agosto de 2007

As decisões corretas de hoje podem ajudar–nos a resistir às tentações futuras.


Uma das responsabilidades básicas para cada pessoa é tomar decisões. Dezenas de vezes por dia, chegamos a uma bifurcação na estrada e precisamos decidir que direção seguir. Algumas alternativas são longas e difíceis, mas levam–nos na direção correta rumo à meta final; outras são breves, amplas e agradáveis, mas apontam para a direção errada. É importante definirmos com clareza nossos objetivos finais na mente a fim de não ficarmos perturbados a cada vez que chegarmos a uma bifurcação no caminho com as seguintes perguntas irrelevantes: “Qual é o caminho mais fácil ou mais agradável?” ou “Qual caminho os outros estão seguindo?”

É mais fácil tomar decisões corretas quando o fazemos com bastante antecedência, tendo em mente metas de longo alcance; isso nos poupa de muita angústia ao chegarmos às bifurcações, quando estivermos cansados e as tentações foram extremamente difíceis.

Quando eu era jovem, tomei na mente a resolução de jamais fazer uso de chá, café, tabaco ou bebida alcoólica. Verifiquei que essa determinação firme foi minha salvação em muitas ocasiões, ao viver várias experiências. Houve inúmeras situações em que eu poderia ter experimentado, tocado ou ingerido tais substâncias, mas a decisão tomada com firmeza me deu boas razões e força para resistir.

(...) A hora de decidir que não nos contentaremos com nada menos que a oportunidade de viver eternamente com nosso Pai é agora, a fim de que todas as escolhas que fizermos sejam afetadas por nossa determinação de não permitir que nada nos impeça de atingir essa meta final.

Desenvolvam autodisciplina a fim de que não precisem decidir o que vão fazer ou não a cada vez que se confrontarem com a mesma tentação. Vocês só precisam decidir certas coisas uma única vez!

Que benção grandiosa é estar livre de agonizar repetidas vezes em relação a uma tentação. Agir dessa forma é um desperdício de tempo e um grande risco.

Podemos nos afastarmos de determinadas coisas uma vez e fazê-lo de modo definitivo! Podemos tomar uma única decisão sobre certas coisas que incorporaremos em nossa vida para sempre–– sem precisar pensar e repensar cem vezes sobre o que vamos ou não fazer.

A indecisão e o desânimo são estados nos quais o adversário gosta de agir, pois pode infligir muitas perdas à humanidade nesses momentos (...) Caso ainda não o tenha feito, decidam–se decidir!

Como seria maravilhoso se conseguíssemos que todos os meninos e meninas santos dos últimos dias assumissem na infância a seguinte decisão: “Nunca cederei a Satanás nem a ninguém que deseje que eu destrua a mim mesmo”.

O momento de abandonar práticas erradas é antes de inicia–las. O segredo de uma vida bem sucedida reside na proteção e na prevenção. Aqueles que cedem ai mal em geral são aqueles que se colocaram numa posição vulnerável.



- Da vida de Spencer W. Kimball, cap. 10 (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja)
Esc. Efésios 6:13

Nenhum comentário: